Cai custos para produção de suínos e cresce para produzir frangos

Os dados são da Central de Aves e Suínos da Embrapa

17/11/2021

Cai custos para produção de suínos e cresce para produzir frangos Cai custo de produção de suínos, segundo Embrapa e cresce os custos para produzir frangos (Foto: Agência Brasil)

Segundo a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os custos para a criação de suínos caíam em outubro comparado a setembro, mas os de frangos aumentaram, segundo o site CarneTec.

O índice que mostra ao produtor de suínos o custo do dia-a-dia, chamado ICPSuíno, indica uma queda de 0,99% em outubro. O índice alcançou 389,24 pontos, queda de 1,43% nas despesas, incluindo alimentação. Está foi a segunda queda consecutiva mensal desse índice.

Entre janeiro e outubro de 2021 o ICPSuino acuma alta de 3,75% e em um ano (ns ulimos doz e meses) a alta foi de 10,28%.

O custo de produção do frango faz um caminho contrário. Ele voltou a subir em outubro, depois de baixa em setembro. O aumento foi de 0,95% em outubro, passando para 403,13 pontos, após aumento de 0,83% no preço do pinto.

Em nota divulgada nesta terça-feira (16) pela Embrapa Suínos e Aves, o analista de socioeconomia Ari Jarbas Sandi disse que “além disso, embora os preços do milho e do farelo de soja no estado do Paraná tenham recuado 2,2% e 0,25%, respectivamente, o acréscimo de 0,13% nas despesas com a nutrição das aves deu-se em função do aumento no preço do óleo bruto de soja (7,8%)”. De janeiro a outubro, o ICPFrango subiu 19,67%, e nos últimos 12 meses, a alta foi de 22,62%.

 

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *