Café: safra 2022/2023 se mostra incerta e diverge opiniões de pesquisadores

Uma parte dos colaboradores do Cepea acredita que a produção nacional deve ser inferior ao indicado pela Conab.

26/01/2022

Café: safra 2022/2023 se mostra incerta e diverge opiniões de pesquisadores Safra de café gera expectativa entre pesquisadores do Cepea e Conab. (Foto: Pixabay)

Agentes consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) têm opiniões divergentes quanto à produção de café da temporada 2022/23.

A Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) indicou, em sua primeira estimativa, que a produção de arábica deve totalizar 38,7 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 23,4% em relação à 2021/22. Apesar do avanço, que se deve à bienalidade positiva dos cafezais, o potencial produtivo esperado não deve ser atingido, por conta dos problemas climáticos nos últimos meses.

Uma parte dos colaboradores do Cepea acredita que a produção nacional deve ser inferior ao indicado pela Conab, devido à alta taxa de abortamento das flores nos cafezais, por conta da seca e das geadas.

Outros agentes, por sua vez, afirmam que o bom volume de chuvas desde dezembro, que vem auxiliando na condição das lavouras e no enchimento dos grãos, pode elevar o rendimento da safra 2022/23. Para esses agentes, o volume colhido na próxima temporada pode se aproximar do projetado pela Companhia.

Fonte: Cepea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.