Café: técnicos da Conab estão no campo para segunda pesquisa sobre safra 2022

13/04/2022

São Paulo, 12 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) enviou técnicos ao campo para realização do 2º Levantamento da Safra de Café 2022, em fase inicial de colheita em algumas áreas de conilon (robusta). Ao todo, participam nove Estados produtores, informa a estatal em comunicado.

O primeiro a iniciar o trabalho de campo foi Espírito Santo, no último dia 4. Nos demais Estados produtores (Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso) os técnicos iniciam a coleta de informações a partir desta semana. Eles vão coletar dados sobre as variáveis de clima, bienalidade da cultura, análises fitotécnicas, condições de crédito rural e perspectivas de mercado. Segundo a Conab, a previsão é que a pesquisa se encerre até o fim deste mês.

A companhia esclarece que, com exceção do Paraná, todos os Estados citados realizarão a pesquisa na modalidade presencial com visitas às propriedades rurais, cooperativas e outras entidades parceiras. No caso de São Paulo, segundo maior produtor de café arábica do País, serão visitadas cooperativas e entidades ligadas à cultura cafeeira principalmente das regiões de Franca, São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal, Garça, Marília, Tupã, Piraju e Jaú. O trabalho de campo em São Paulo começou ontem (11) e vai até 23 de abril.

A Conab destaca que os dados consolidados constarão no boletim do 2º Levantamento da Safra de Café 2022, que será divulgado no dia 19 de maio. Atualmente, a produção de café está estimada em 55,7 milhões de sacas, um acréscimo de 16,8% em comparação com 2021, conforme publicado pela Conab no primeiro levantamento da atual safra do grão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.