Brasil tem uma pequena região vulcânica que produz cafés sofisticados

O Sebrae e as cidades que estão no circuito preparam uma marca específica para diferenciar o produto

24/11/2021

Brasil tem uma pequena região vulcânica que produz cafés sofisticados Montanhas formadas por vulcões produzem o melhor café do Brasil (Foto; Divulgação)

Nem um simples commodities e muito menos classificado como especial. São os cafés sofisticados, encontrados em uma única região do país: na Serra da Mantiqueira, tendo como município referência Poços de Caldas, entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo os entendidos, um vulcão extinto há muitos anos, quando foi ativo, formou uma cadeia de montanhas com solo rico em minerais, clima ameno (1.500 metros de altitude) e, com cuidado especial dos produtores, produz cafés sofisticados.

A região passou a ser frequentada por apreciadores e compradores que exigem um produto diferenciado. Diante disso, o Sebrae armou uma Semana Internacional do Café da Região Vulcânica. Agora, o café produzido na região, passou a ser conhecido como Café da Região Vulcânica.

Texto do jornal Diário do Comércio, diz: “Por suas características privilegiadas, a Região Vulcânica consegue ofertar um café de qualidade superior com sabores e aromas únicos. Tal cenário e a tendência de mercado de valorização das origens produtoras justificam a implementação de ações orientadas”.

Para o analista do Sebrae Minas, Ivan Figueiredo, “por suas características privilegiadas, a Região Vulcânica consegue ofertar um café de qualidade superior com sabores e aromas únicos. Tal cenário e a tendência de mercado de valorização das origens produtoras justificam a implementação de ações orientadas para o fortalecimento dos pequenos negócios para a diferenciação deste território, por meio do posicionamento de marca”.

Estima-se que o território da Região Vulcânica seja de 400 quilômetros quadrados. É composto por 12 municípios: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas, no Estado de Minas Gerais, e Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama, no estado de São Paulo.

História

Segundo texto do Diário do Comércio, “o projeto para a criação da Marca Território Cafés da Região Vulcânica começou em 2018, com o desenvolvimento de ações com foco nos produtores e lideranças locais para os trabalhos de reconhecimento da região, conscientizando sobre a importância e o potencial de crescimento do setor cafeeiro local”.

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *