Brasil produz menos etanol e baixa oferta mantém preços elevados

No ano passado as usinas ainda moíam cana neste período; esse ano parte delas encerrou a produção

28/09/2021

Brasil produz menos etanol e baixa oferta mantém preços elevados Maior Usina de etanol no Brasil, em Sinop, Mato Grosso (Foto: Agência Brasil)

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) informa que o volume de etanóis hidratado ou anidro comprados pelo mercado spot no estado de São Paulo é menor do que no ano passado.

A maior quantidade comprada nesta temporada foi na semana entre os das 13 e 17 de setembro. Ainda assim, o volume é menor do que o adquirido no mesmo período do ano passado.

Mesmo com baixa liquidez e com demanda menor os preços no mercado paulista se mostram firmes. O motivo é a baixa quantidade de produto à disposição. O Cepea diz que “no acumulado da parcial da temporada (de abril/21 até a semana passada), o Indicador do etanol hidratado subiu 42,5%, em termos nominais, e o do anidro, 51,4%.

No estado de São Paulo, segundo levantamento Cepea, algumas usinas já encerraram as atividades de produção da safra 2021/22. Em certos casos, houve transferência de matéria-prima para outras filiais do mesmo grupo. Assim, tem-se, na presente safra, um padrão de moagem mensal bastante diferente do observado em anos anteriores, quando, em setembro, ainda se registrava um bom volume de cana sendo processado

 

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *