Brasil atinge 10 GW de capacidade instalada de usinas de geração solar

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

23/08/2021

O Brasil ultrapassou a marca de 10 gigawatts (GW) de potência operacional em geração de energia solar fotovoltaica, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Em usinas de grande porte, classificadas como “geração centralizada”, são 3,5 GW de capacidade instalada em usinas fotovoltaicas, o equivalente a 1,9% da matriz elétrica do país. Já no segmento de “geração distribuída”, que envolve pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos, são 6,5 GW.

De acordo com a Absolar, a fonte solar já resultou em mais de R$ 52,7 bilhões em novos investimentos e gerou mais de 300 mil empregos acumulados desde 2012. Com isso, evitou a emissão de 10,7 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos, atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores”, disse, em nota, o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *