Bolsas de NY fecham sem direção única, com petróleo pressionado as ações de energia

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

09/08/2021

As bolsas de Nova York fecharam sem direção única nesta segunda-feira (9), com os índices Dow Jones e S&P 500 terminando o dia com perdas moderadas e o Nasdaq em leve alta.

O aumento de casos de covid-19 na China, que atingiu o maior número em seis meses, e as medidas de restrição do governo chinês para voltar a controlar a pandemia impuseram um mau humor nos mercados globais que afetou principalmente o petróleo, que caiu mais de 2% hoje e pressionou as ações do setor de energia.

O Dow Jones fechou em queda de 0,30%, a 35.101,85 pontos, o S&P 500 caiu 0,09%, a 4.432,35 pontos, enquanto o Nasdaq subiu 0,16%, a 14.860,18 pontos.

Os contratos futuros do petróleo Brent, a referência global do petróleo, caíram 2,7% com as novas medidas da China para combater a variante delta da covid-19, renovando as preocupações de que o vírus atingisse a demanda de energia. Os preços do petróleo também foram pressionados por dados no fim de semana mostrando que a China importou menos petróleo por dia em julho do que em junho. A China é o maior importador mundial de petróleo.

As ações provavelmente continuarão subindo no médio prazo, alimentadas por uma recuperação econômica e fortes lucros corporativos, mas alguns soluços de curto prazo são prováveis, disse Jon Adams, estrategista sênior de investimentos e gerente de portfólio da BMO Global Asset Management.

“No curto prazo, poderíamos ver alguma consolidação, dada a incerteza sobre questões como a variante delta, legislação de estímulo e o debate sobre inflação [versus] crescimento”, disse Adams.

As ações da petroleira Exxon Mobil terminaram o pregão em baixa de 1,14%. As da Chevron cederam 1,67%. Entre os índices setoriais do S&P 500, o de energia teve a pior queda do dia, com perdas de 1,41%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *