Bolsas da Europa fecham sem direção única após decisão do BCE sobre compra de títulos

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

09/09/2021

As bolsas europeias fecharam sem direção única nesta quinta-feira (9), após o Banco Central Europeu (BCE) anunciar uma recalibragem no Programa de Compras de Emergência para a Pandemia (PEPP, na sigla em inglês).

O índice Stoxx Europe 600 encerrou com leve queda de 0,06%, a 467,57 pontos. O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres, recuou 1,01%, a 7.024,21 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt, teve leve avanço de 0,08%, a 15.623,15 pontos, e o CAC 40, de Paris, registrou alta de 0,24%, a 6.684,72 pontos. Em Milão, o FTSE MIB anotou ganho de 0,13%, a 25.909,83 pontos, e o Ibex 35, de Madri, cedeu 0,43%, a 8.800,60 pontos.

Nesta quinta, o BCE afirmou que o PEPP deverá permanecer pelo menos até o fim de março de 2022. Até lá, a autoridade monetária europeia pretende conduzir a uma redução moderada das compras dos títulos, mas sem descartar a necessidade de um aumento caso se torne necessário.

“Se as condições favoráveis de financiamento puderem ser mantidas com compras de ativos que não esgotem o envelope de compras dentro do período esperado para o PEPP, ele não precisa ser usado na sua totalidade. Da mesma forma, o envelope pode ser recalibrado, se necessário para manter as condições favoráveis de financiamento, para ajudar a compensar o efeito negativo da pandemia sobre a trajetória de inflação”, diz o comunicado do BCE.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que o “suporte precisa continuar, mas se tornando mais cirúrgico”. Ela também afirmou que o fim das compras e a elevação de juros estão longe de ocorrer.

Após o comunicado da autoridade monetária, o índice pan-europeu Stoxx 600 reduziu suas perdas, mas se manteve no vermelho, o mesmo que ocorreu com o britânico FTSE. Já o índice alemão DAX e o francês CAC 40, que recuavam, mudaram de sinal e passaram a operar em campo positivo.

O setor financeiro, que tem forte peso no índice pan-europeu, encerrou em queda de 1,10%, enquanto que o setor industrial recuou 1,51%. O setor de construção e materiais avançou 0,43%.

Destaques

Entre os ativos que chamaram a atenção nesta quinta, os papéis da Easyjet recuaram 10,24%. A companhia aérea britânica anunciou ter rejeitado a proposta de compra feita pela rival húngara Wizz Air. A empresa ainda disse que levantará 1,2 bilhão de libras esterlinas em emissão de ações com direito preferencial para conseguir enfrentar um possível prolongamento da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *