Bolsas da Europa fecham sem direção única à espera de fala de Jerome Powell

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

25/08/2021

As bolsas europeias fecharam sem direção única nesta quarta-feira (25), com os investidores ainda em compasso de espera antes do discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, no simpósio anual de Jackson Hole, programado para sexta-feira (27).

O índice Stoxx Europe 600 encerrou próximo da estabilidade, com ligeira alta de 0,01%, a 471,84 pontos. O FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres, subiu 0,34%, a 7.150,12 pontos, e o CAC 40, de Paris, avançou 0,18%, a 6.676,48 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve alta de 0,12%, a 26.060,27 pontos, e o Ibex 35, de Madri, escalou 0,32%, a 8.972,20 pontos. Na contramão de seus pares, o DAX, de Frankfurt, recuou 0,28%, a 15.860,66 pontos.

A bolsa de Frankfurt apresentou um resultado pior do que a dos seus pares no continente, pressionada pela leitura mais fraca do que o esperado da confiança empresarial na Alemanha, de acordo com dados divulgados mais cedo pelo Instituto Ifo.

O índice de confiança empresarial da Alemanha caiu para 99,4 pontos em agosto, de 100,7 no período anterior, anotando a segunda queda consecutiva do indicador depois de atingir um pico de 101,8 pontos em junho. A leitura ficou um pouco abaixo da expectativa dos economistas consultados pelo “Wall Street Journal”, de queda mais leve a 100,3 pontos no período.

Os investidores seguem à espera dos comentários de Powell no simpósio anual do Fed em Jackson Hole, em busca de alguma sinalização sobre quando o BC americano planeja começar a retirada de estímulos monetários.

Até a semana passada, uma grande parte dos investidores parecia apostar que o presidente do Fed poderia anunciar os planos para a redução do programa de compras de ativos, mas os últimos dados econômicos americanos, que indicaram uma desaceleração econômica maior do que a esperada nos EUA, moderam estas expectativas.

Destaques

Diante das incertezas sobre os sinais do Fed, e com um menor temor sobre a covid-19, o setor de turismo voltou a avançar na Europa, com o índice setorial subindo 1,8%.

Entre as ações que chamaram atenção no dia estão os papéis da empresa fabricante trens Stadler Rail, que apresentou alta de 5%, após divulgar que seus resultados no primeiro semestre deste ano foram muito superiores ao do mesmo período do ano passado, indicando uma recuperação da pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *