Bolsas da Ásia fecham em alta, puxadas para cima por otimismo na China

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

10/09/2021

As bolsas asiáticas fecharam em alta, lideradas pelo bom humor em Hong Kong, com recuperação das ações de tecnologia e um certo otimismo depois que os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, entraram em contato pela primeira vez em meses para discutir questões econômicas e outros temas.

O índice Hang Seng, referência da bolsa de Hong Kong, fechou em forte alta de 1,91%, a 26.205,91 pontos, na liderança entre as bolsas do continente. Na China continental, o Xangai Composto subiu 0,27%, a 3.703,11 pontos, enquanto o Shenzhen Composto avançou 0,07%, a 2.494,27 pontos.

As ações de tecnologia recuperaram parte dos tombos de ontem depois que o governo central chinês esclareceu que está apenas diminuindo a velocidade – e não suspendendo – a aprovação de novos vídeo games. A gigante de games Tencent fechou em alta de 2,1%, depois de recuar 8,4% ontem, enquanto a NetEase subiu 3,1%, depois de perder 11,0% ontem.

O contato entre Biden e Xi também ajudou a aliviar um pouco a tensão entre as duas maiores economias do mundo. A ligação, que ocorreu na noite de ontem, foi apenas a segunda vez em que os dois líderes se falaram desde que Biden está no cargo e, nos sete meses desde então, a tensão entre os dois países tem aumentado, com os EUA acusando a China de violar direitos humanos, e impondo sanções sobre as atividades em Hong Kong.

O Nikkei, referência da bolsa de Tóquio, subiu 1,25%, a 30.381,84 pontos, recebendo impulso dos ganhos entre as ações de fabricantes de eletrônicos e ainda recebendo impulso das expectativas de que a troca de liderança do Partido Liberal Democrata, que comanda o Parlamento japonês, abra a possibilidade de mais estímulos econômicos no país.

Em Seul, o Kospi avançou 0,36%, a 3.125,76 pontos, com os investidores voltando a comprar depois de cair mais de 2% na sessão anterior, buscando barganhas após o tombo de ontem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *