Boletim Focus indica que inflação de 2022 vai estourar a meta pelo segundo ano consecutivo

Ele foi divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central

31/01/2022

Boletim Focus indica que inflação de 2022 vai estourar a meta pelo segundo ano consecutivo Empresas e mercado financeiro indicam que inflação vai estourar a meta pelo segundo ano consecutivo (Foto: Agência Brasil)

Boletim Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira (31) pelo Banco Central (B) indica que o mercado financeiro projeta que o Brasil vai estourar a meta de inflação pelo segundo ano consecutivo.

A previsão é que o Índice de Preços ao Consumido Amplo (IPCA), que estava previsto para ser de 5,15% agora deve chegar a 5,38%. O teto da meta estabelecida pelo Banco Central é de 5%. O BC também divulgou a expectativa com o índice de crescimento da economia brasileira em 2021. Ele passou de 0,29% para 0,30%.

O mercado projeta que a taxa Selic permaneça no ponto exato da previsão anterior, de 11,75%.

OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mantém a projeção de crescimento da economia brasileira para 202 em 5%, mas indica que em 2022 será de apenas 1,2%.

O Produto Interno Bruto (PIB), ainda segundo a OCDE, vai crescer menos do que o PIB internacional, previsto para cegar a 5,6%. Nas projeções brasileiras indicam que ele crescerá apenas 4,5%.

Em 2023 as projeções são ainda piores, indicando que seremos o país da América Latina om crescimento menor do que as projeções para a Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e México.

As informações da OCDE foram publicadas pelo site O Antagonista.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.