Boi: campanha de vacinação contra febre aftosa termina hoje em São Paulo

31/05/2022

São Paulo, 31/05/2022 – Esta terça-feira, 31, é o último dia da campanha de vacinação de bovinos e bubalinos, com até 24 meses de idades, contra a febre aftosa, no Estado de São Paulo. Dados emitidos até segunda-feira, 30, pelo sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mostram que 74,34% do rebanho bovídeo envolvido na etapa foram declarados vacinados. A expectativa é que sejam vacinados 4,7 milhões de bovídeos nesta faixa etária.

A orientação da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) é para “o produtor ficar atento ao calendário e vacinar os bovídeos dentro do prazo estabelecido pela legislação, pois a campanha não será prorrogada”, disse em nota o veterinário Breno Moscheta Welter, responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa no Estado de São Paulo, na CDA.

Realizada a vacinação, o produtor tem até o dia 7 de junho para declarar os animais vacinados no Gedave. É preciso declarar também os animais de outros rebanhos existentes na propriedade, tais como ovinos, caprinos, suínos, equídeos (equinos, asininos e muares) e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

Deixar de vacinar e de comunicar a vacinação sujeita o produtor a multas que variam de 3 a 5 UFESP’s por animal, sendo de 05 UFESP’s (159,85 reais) por cabeça que deixar de vacinar e 0 UFESP’s (95,91 reais) por cabeça que deixar de comunicar. O valor de cada UFESP – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é de 31,97 reais para o ano de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.