BNDS vai fiscalizar requisitos ambientais para empréstimo ao setor de carne bovina

O objetivo é impedir que grupos que não respeitam o meio ambiente tenham acesso ao crédito

27/12/2021

BNDS vai fiscalizar requisitos ambientais para empréstimo ao setor de carne bovina BNDS vai fiscalizar e restringir empréstimos a empresas que não cumprem as regras ambientais (Foto: Agência Brasil)

Credito O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai passar a fiscalizar o abate de bovinos para garantir que toda a cadeia produtiva cumpre os requisitos ambientais impostos em contrato, informa o site especializado em agropecuária, CaneTec.

Para isso, a partir dos novos contratos para pecuária e pecuaristas vão ser auditados por uma auditoria independente para a verificação do cumprimento das regras socioambientais que foram acordadas.

Os tomadores de empréstimos terão que não estão na lista de empresas embargadas pelo Ibama e que não tenham sido condenadas por inflações penais por causa de desmatamento.

Em nota, o BNDC informa que “a auditoria anual será exigida até a amortização dos contratos, assegurando que estes procedimentos estão sendo cumpridos, ficando as operações sujeitas, em caso de descumprimento, ao vencimento antecipado e aplicação de multa contratual”.

Segundo o Banco, as novas regras entram em vigor a partir de 3 de janeiro de 2022.

Hoje o Banco já exige dos pecuaristas e de frigoríficos o cadastramento do dos fornecedores planilha com os dados dos procedimentos para a compra do gado.

Nesse modelo, quem faz o empréstimo é o sistema financeiro nacional nas instituições credenciadas, na modalidade indireta.

Da Redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code