Biden procura Macron para aliviar tensão causada por acordo com Austrália e Reino Unido

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

22/09/2021

A Casa Branca informou hoje, por meio de nota, que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, telefonou e detalhou para seu colega francês, Emmanuel Macron, as razões da assinatura de um acordo de defesa com Austrália e Reino Unido. As relações entre os dois governos estão abaladas desde a semana passada — entre outras razões porque o pacto levou a Austrália a cancelar um contrato que previa a compra de US$ 40 bilhões em submarinos da França.

Na chamada feita por Biden, segundo o comunicado, os dois líderes concordaram que seriam benéficas para a situação “consultas abertas entre aliados sobre questões de interesse estratégico para a França e (outros) parceiros europeus”. Além da França, a União Europeia, como bloco, queixou-se de não ter sido informada das negociações do acordo, conhecido como Aukus e destinado a deter a expansão chinesa na região do Indo-Pacífico.

“Os dois líderes decidiram abrir um processo de consultas aprofundadas, com o objetivo de criar as condições para garantir a confiança e propor medidas concretas em direção a objetivos comuns”, prosseguiu a nota, que confirmou um encontro entre Biden e Macron no final de outubro.

Macron decidiu que o embaixador francês em Washington — chamado a Paris para consultas — retornará à capital americana na próxima semana, informou a Casa Branca.

“O presidente Biden reafirma a importância estratégica do envolvimento francês e europeu no Indo-Pacífico, inclusive no âmbito da estratégia recentemente publicada da União Europeia para a região”, prosseguiu a nota. “Os EUA também reconhecem a importância de uma defesa europeia mais forte e capaz, que contribua positivamente para a segurança transatlântica e global e seja complementar à Otan.”

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *