Biden e Xi planejam realizar cúpula virtual antes do fim do ano

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

06/10/2021

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja se reunir virtualmente com o líder chinês, Xi Jinping, antes do fim do ano, um aguardado encontro devido às recentes tensões entre os dois países.

Os planos sobre a reunião foram revelados por um funcionário do alto escalão do governo americano à agência Bloomberg após um encontro de seis horas entre o assessor de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, e Yang Jiechi, principal autoridade de política externa da China.

Os EUA consideraram a reunião de hoje, realizada na Suíça, mais significativa do que encontros anteriores entre representantes dos dois governos. O encontro de Sullivan e Jiechi foi agendado para melhorar a comunicação entre os países em meio à crescente rivalidade.

Em uma nota sobre a reunião, a Casa Branca disse que Sullivan citou uma série de preocupações do governo americano, como as posições de Pequim em relação a Hong Kong e supostas violações de direitos humanos na província de Xinjiang. Ele também questionou ações chinesas no Mar do Sul da China e nos arredores de Taiwan.

“Sullivan deixou claro que, embora continuemos a investir em nossa própria força nacional e a trabalhar em estreita colaboração com nossos aliados e parceiros, também continuaremos a nos envolver com a República Popular da China”, afirmou a Casa Branca na nota.

Segundo uma declaração do governo chinês publicada pela agência estatal Xinhua, Yang disse que Pequim avaliou positivamente as recentes declarações de Biden de que os EUA não pretendem se envolver em uma nova Guerra Fria. Ele considerou que o diálogo com Sullivan sobre as relações entre os dois países foi abrangente e franca.

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *