Bento Albuquerque falará sobre crise de energia em rede nacional

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

31/08/2021

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fará um novo pronunciamento em rede nacional de rádio e TV nesta terça-feira para falar dos desdobramentos da crise de abastecimento de energia provocada pela falta de água nos reservatórios das grandes usinas hidroelétricas. A informação consta de comunicado divulgado pela Rádio Nacional, emissora vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A crise no setor foi tratada na manhã desta terça-feira em reunião extraordinária da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg), que funciona como um comando de resposta à crise e formado por ministros e representantes de órgãos vinculados ao setor.

A Creg se reúne um dia após encontro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que discutiu a implementação de novas medidas para enfrentar o cenário de déficit na geração de energia. A reunião do comitê ocorreu na segunda-feira à noite.

Na ocasião, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico (ONS) apresentou avaliações que “reforçam a criticidade do momento”. Por outro lado, integrantes do comando da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fizeram uma explanação para demonstrar a dimensão dos custos incorridos com a implementação das medidas já aprovadas pelo CMSE e pela Creg.

O Ministério de Minas e Energia já sinalizou que novas medidas serão anunciadas em entrevista coletiva programada para a tarde desta terça-feira. Entre as decisões esperadas estão o aumento da bandeira vermelha patamar 2 e o programa de estímulo à economia de energia pelos consumidores do mercado cativo, que são atendidos pelas distribuidoras.

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *