BC do Canadá mantém taxa de juros de referência inalterada em 0,25%

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

08/09/2021

O Banco Central do Canadá manteve a sua taxa de juros de referência, a taxa overnight, estável em 0,25%, de acordo com o comunicado divulgado nesta quarta-feira (8) pela instituição. O BC também manteve a taxa bancária estável a 0,5% e a taxa de depósito a 0,25%.

O programa de afrouxamento quantitativo (QE) do banco também foi mantido sem alterações, com um ritmo de compras de ativos de US$ 2 bilhões por semana.

O BC canadense reiterou que a inflação ao consumidor (CPI), apesar de se manter acima da marca dos 3%, em linha com as expectativas, está sendo impulsionada por fatores transitórios, ainda que a persistência e a magnitude dos efeitos sejam incertas.

O conselho de política monetária do BC do Canadá avalia que a economia do país ainda tem um excesso significativo de capacidade, e que a recuperação continua a exigir um suporte monetário extraordinário. O banco reiterou o seu compromisso em manter a política monetária frouxa para que a meta de inflação de 2% seja alcançada depois dos efeitos transitórios perderem força.

De acordo com as projeções do BC, a inflação deve convergir com a meta de 2% no segundo semestre de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *