Austrália revela plano para relaxar lockdown na região de Sydney

Testes, férias coletivas e outras medidas compõem o Plano de Contingência da empresa para prevenção, controle e redução de riscos de contágio

09/09/2021

As autoridades da Austrália revelaram nesta quinta-feira (9) um plano para flexibilizar o lockdown em Nova Gales do Sul, onde está a cidade de Sydney, principal epicentro do novo surto de covid-19 que assola o país nos últimos meses.

As restrições, que estão em vigor em Sydney desde julho, serão relaxadas quando 70% da população com mais de 16 anos da região estiver totalmente vacinada contra a covid-19. Atualmente, esse percentual está em 43%. Cerca de 75% receberam pelo menos uma dose.

A governadora de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, não quis estabelecer uma data para relaxar o lockdown, mas espera-se que a meta seja atingida em outubro.

Quando o percentual de vacinados chegar a 70%, lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais poderão reabrir, desde que respeitem algumas regras de distanciamento social.

O plano prevê também dar mais liberdade às pessoas totalmente vacinadas, que poderão, por exemplo, viajar entre as regiões do Estado. Ainda não está claro como elas provarão que estão imunizadas, mas as autoridades estudam a implementação de um certificado digital.

A medida foi anunciada pouco depois de as autoridades de saúde confirmarem mais de 1,4 mil casos de covid-19 em Nova Gales do Sul nas últimas 24 horas, um novo recorde na pandemia. Desde o início do novo surto, 153 pessoas morreram na região.

Nova Gales do Sul é a região com a taxa de vacinação mais alta da Austrália. Nacionalmente, 64% dos adultos receberam pelo menos uma dose dos imunizantes.

Categorias:

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *