Aplicativo põe todos os dados e produtos da região amazônica na mão do produtor

Desenvolvido pela Embrapa São Paulo, ele funciona mesmo sem internet

29/09/2021

Aplicativo põe todos os dados e produtos da região amazônica na mão do produtor Aplicativo da Embrapa coloca toda a atividade agropecuária da região amazônica na mão do produtor (Foto: Divulgação)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um aplicativo que permite aos produtores rurais e pecuaristas da região Norte encontrar usuários e produtos onde na região amazônica. Ele pode ser usado em celulares (sistemas android e IOS) e em computadores. Chama-se Tec Amazônia e foi desenvolvido pela Embrapa São Paulo.

O sistema permite buscas município por município ou grupos de municípios e visualizar toda a tecnologia em um mapa interativo. Utiliza o GPS do celular para identificar a localização do usuário e exibir os produtos, processos e serviços disponíveis para a região onde ele está. A tecnologia funciona inclusive off-line, para facilitar o acesso de produtores e extensionistas agropecuários.

De açaí a tambaqui, as ferramentas mostram, atualmente, 131 soluções tecnológicas para 50 produtos agropecuários presentes no bioma. A analista Daniela Maciel, da Embrapa Territorial, conta que, para chegar a essa lista, foram levantados os produtos presentes de forma recorrente em cada um dos municípios da Amazônia, de 2014 a 2018, nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Maciel explica que há restrições territoriais para a aplicação de tecnologias, por isso foi preciso, primeiramente, visualizar a ocorrência das atividades agropecuárias para, só então, associar produtos, processos e serviços desenvolvidos pelas nove Unidades da Embrapa presentes no bioma. “Precisamos entender onde está a prática para depois associá-la à tecnologia”, resume. Outras soluções tecnológicas para o bioma já estão sendo mapeadas pela equipe e devem ser integradas às ferramentas até o fim do ano.

Como e o que encontrar

A busca de tecnologias por produto agropecuário é uma das possibilidades das ferramentas, que também permitem filtros por tipo de solução e o cruzamento de dados referentes a produtos e localidade. Por exemplo, ao selecionar “madeira”, na plataforma web, o usuário obtém 11 soluções tecnológicas.

As duas ferramentas também permitem iniciar a busca a partir de um município. No aplicativo, ao selecionar ou localizar com o GPS o município de Xambioá (TO), por exemplo, é exibida uma grande lista de soluções tecnológicas disponíveis. Se o interesse é o cultivo de feijão, o usuário pode selecionar apenas esse produto para encontrar o que deseja. O aplicativo Tec Amazônia pode ser acessado mesmo sem conexão com a internet e tem recurso para avaliar cada tecnologia.

 

Preservar a Amazônia e produzir

Para cada uma das soluções, as ferramentas exibem uma descrição, informações de onde encontrar e links para download de materiais. “Com essas ferramentas, buscamos facilitar o processo de identificação e aplicação das tecnologias pelo produtor rural, pelo extensionista, pelos agentes públicos, por todos os interessados em saber de que soluções a Empresa dispõe para adoção no bioma Amazônia”, afirma Maciel.

Na plataforma web, a página inicial da pesquisa por municípios ilustra, em uma espécie de “colcha de retalhos”, os produtos para os quais há maior número de soluções tecnológicas disponíveis. Os bovinos são campeões, seguidos de café canéfora e peixes, mandioca e madeira. Outros itens da mesa de todos os brasileiros também ganham destaque: arroz, feijão, banana, milho e leite. E os produtos regionais não ficam de fora: castanha-do-pará, açaí, tambaqui e copaíba.

 

Da Redação, com informações da Embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *