Agronegócio exporta U$11,29 bi em julho e tem faturamento recorde para o mês

O faturamento cresceu, mas o volume de grãos exportados foi menor

12/08/2021

Agronegócio exporta U$11,29 bi em julho e tem faturamento recorde para o mês PIB em 2019 cresceu 1,2% (Foto: Agência Brasil)

As exportações do agronegócio brasileiro cresceram em valores nominais 15,8% em julho deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, chegando a 11,29 bilhões de dólares. As informações são do Ministério da Agricultura, veiculadas pelo site de economia MoneyTimes.

Os preços das commodities alavancaram esse crescimento. Comparado com o índice de preços no mesmo período de 2020 o valor cresceu 28,5%, 9,9% maior no índice quantum das exportações.

O Ministério da Agricultura informa, diz o MoneyTimes, que “mesmo com queda do volume exportado, o forte incremento dos preços internacionais dos produtos exportados fez com que o valor atingisse um montante histórico”.

O faturamento com as exportações cresceu em todos os segmentos. Os grãos, no entanto, tiveram queda no volume embarcado. O produto agrícola que o país mais exporta vendeu em julho 8,7 milhões de toneladas. Em 2020, no mesmo mês, foram 10 milhões.

Ao mesmo tempo, o faturamento com a commodities aumentou 32,5% no preço médio. A soja rendeu 4 bilhões de dólares. Na contramão dos grãos, as proteínas animais aumentaram o volume embarcado e os valores negociados.

As carnes bovina, suína e de frango faturaram 2,3 bilhões de dólares. O preço médio das exportações cresceu 24%, e o volume exportado, 8,8%. Segundo o Ministério da Agricultura, o agronegócio brasileiro foi o responsável por 44,2% no total das exportações do Brasil.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *