08/11/2023 às 09h31min - Atualizada em 08/11/2023 às 09h31min

Conab comercializa mais de 160 mil toneladas de trigo em leilões

Leilões de apoio à comercialização e escoamento do trigo marcam retomada de ação do governo após seis anos

- Da Redação, com Conab
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (7), cerca de 160 mil toneladas de trigo foram negociadas na segunda rodada dos leilões de apoio à comercialização e escoamento do trigo realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nas rodadas anteriores, realizadas em 31 de outubro, foram negociadas 199,85 mil toneladas de trigo. A Conab agendou as próximas operações de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) para o dia 14 de novembro.


O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou a importância dessas operações, afirmando: "Nestas duas primeiras rodadas de leilões, atingimos quase 360 mil toneladas de trigo comercializadas. O que mostra a importância da decisão do governo federal em retomar uma ação que não era realizada desde 2017."

Essas ações contam com recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e visam estimular a cadeia produtiva nacional do trigo, estabilizando o mercado e garantindo renda ao produtor rural. Isso se alinha com um dos objetivos centrais da Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM).

Os eventos foram autorizados pela Portaria Interministerial dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar n.º 12/2023, de 5 de outubro de 2023. A portaria definiu um volume de recursos de até R$ 400 milhões para o escoamento do trigo em grão da safra 2023/2024 para fora dos estados de origem da produção

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.