27/10/2023 às 09h44min - Atualizada em 27/10/2023 às 09h44min

Temporal: chuvas castigam o Sul a partir desta sexta-feira

Previsão do Inmet aponta volumes excepcionais, com possibilidade de mais de 100 mm de chuva em 24 horas e alertas de temporais

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Reprodução
A região Sul do Brasil enfrenta um cenário de forte instabilidade climática a partir desta sexta-feira (27), conforme alertado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As condições mais críticas concentram-se no noroeste e norte do Rio Grande do Sul, bem como no oeste e meio-oeste de Santa Catarina.

Espera-se a ocorrência de temporais, frequentemente acompanhados de rajadas de vento e até mesmo possível queda de granizo em determinados pontos destas áreas. Durante os temporais, as rajadas de vento podem superar a marca de 90 km/h, exigindo atenção redobrada da população.

No decorrer do sábado (28), a forte instabilidade continuará, com previsão de temporais que deverão se espalhar para outras regiões de Santa Catarina e do Paraná. Os modelos meteorológicos indicam volumes significativos de chuva, com acumulados em 24 horas que podem ultrapassar 100 milímetros, especialmente na faixa norte do Rio Grande do Sul e em algumas áreas do oeste e sul de Santa Catarina.

O domingo (29) não traz alívio, uma vez que as áreas mais atingidas pelas chuvas volumosas continuarão sendo Santa Catarina e o Paraná.

Nos próximos dias, o risco de temporais se estende a outras regiões do país, como Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na próxima semana, a tendência é de que as áreas de instabilidade persistam no Sul do Brasil. Com isso, acumulados de chuva em sete dias podem superar 300 milímetros em algumas localidades, deixando a população atenta aos possíveis transtornos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.