26/10/2023 às 20h34min - Atualizada em 26/10/2023 às 20h50min

Emater/RS: plantio de milho atinge 70% da área; semeadura da soja é iniciada

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 26/10 - O plantio de milho no Rio Grande do Sul atinge 70% da área projetada de 817,521 mil hectares, segundo a Emater. Das lavouras, 99% encontram-se em estágio de germinação e desenvolvimento vegetativo e 1% em período reprodutivo. "O período foi marcado por maior incidência de luz solar, favorecendo o rápido crescimento e o desenvolvimento vigoroso das plantas. Muitos produtores aproveitaram o período para aplicar fertilizantes nitrogenados nas áreas tecnicamente apropriadas, bem como herbicidas, visando ao controle de ervas daninhas", informou a empresa em relatório semanal sobre a safra gaúcha.

A semeadura da soja começa em algumas regiões. "Mais ao sul do Estado, a operação avançou de forma significativa, devido às condições de solo favoráveis. Ao norte, a implantação foi realizada nos momentos de clima mais propício para a entrada nas lavouras." A estimativa inicial para a oleaginosa é de área de 6,745 milhões de hectares e produtividade de 3.327 quilos por hectare.

No caso do arroz, na Campanha, região sul e central, algumas áreas foram implantadas. Na Fronteira Oeste, a operação foi prejudicada pelas chuvas e pelos alagamentos, informou a Emater. "Na região administrativa de Bagé, o alto volume de chuvas já causa prejuízos diretos aos produtores, como alagamento das lavouras pela cheia dos rios, principalmente do Rio Uruguai, e prejuízos indiretos, como atraso no processo de semeadura." O plantio atinge 65% da área na Fronteira Oeste, mas ainda não é possível determinar quanto dessa área terá de ser replantada, disse a empresa.

Trigo

No caso do trigo, a colheita evoluiu na última semana e atinge 43% da área cultivada. "A produtividade e a qualidade do produto têm reduzido, conforme avança a colheita. Atualmente 46% das áreas de trigo no RS estão em maturação, 10% em enchimento de grãos e 1% em floração", disse a Emater.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.