26/10/2023 às 13h44min - Atualizada em 26/10/2023 às 14h05min

Deral revisa para baixo estimativa de produção de trigo neste ano no PR

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 26 - O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, revisou para baixo a estimativa para a safra de trigo 2023 no Estado. Deverão ser produzidas 3,86 milhões de toneladas em uma área de 1,41 milhão de hectares, que foi 84% colhida.

Segundo o Deral, trata-se de uma queda de 17% ante o potencial de 4,6 milhões de toneladas e aproximadamente 300 mil toneladas menos que o projetado em setembro.

"As doenças foram determinantes para a queda da produtividade. Mas o excesso de chuvas em outubro colaborou em grande proporção para que não se atingissem produtividades melhores", justificou em nota. "Além da queda de volume produzido, houve perda de qualidade. Com chuvas recorrentes e poucos dias de sol, foram poucos os produtores que conseguiram colher o trigo com a umidade de campo ideal, fator que resultou em grãos com aplicações mais restritas pela indústria moageira, ou mesmo trigos que serão direcionados para a alimentação animal."

Segundo o Deral, o mercado começa a precificar esse cenário. "O preço pago ao produtor pela saca de trigo de boa qualidade no dia 25/10 foi de R$ 54,00, especialmente nas regiões do Estado que encerraram a colheita. Este valor é 10% superior ao praticado há um mês (R$ 49,00) e mostra uma busca pelos trigos colhidos antes da chuva. Já os trigos para ração concorrem pelo mesmo mercado que o milho, que não teve alteração de preço no mesmo período."


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.