25/10/2023 às 08h50min - Atualizada em 25/10/2023 às 08h50min
Algodão: Preços oscilam em outubro, mas queda prevalece
Embora com algumas alterações, preços do algodão seguiram pressionados com baixo interesse de vendedores e compradores
- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação O mercado do algodão em pluma tem enfrentado oscilações durante o mês de outubro, mas as quedas de preços seguem predominando. Apesar disso, a média dos preços parciais deste mês é a mais alta desde abril deste ano. No entanto, a liquidez tem sido limitada devido à disparidade entre preços e qualidade dos lotes disponíveis e ao baixo interesse tanto de vendedores quanto de compradores.
Agentes da indústria de algodão relatam que possuem volumes significativos de matéria-prima e produtos manufaturados em estoque. Por outro lado, alguns vendedores estão dispostos a serem flexíveis nas negociações, principalmente devido ao enfraquecimento das cotações externas e à necessidade de "fazer caixa" para o curto prazo.
Mercado do arroz no Sul-Rio-Grandense permanece firme No mercado sul-rio-grandense, as cotações do arroz em casca mantêm-se firmes. Esse cenário é resultado de uma maior atividade dos compradores em contraste com o menor número de vendedores ativos. Essa dinâmica, no entanto, tem limitado a liquidez do cereal.
Colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destacam que, apesar da persistência das chuvas em algumas regiões do Rio Grande do Sul, os produtores de arroz estiveram menos presentes no mercado nos últimos dias. Isso ocorre porque estão concentrados na semeadura, o que naturalmente resulta em negociações mais lentas.