O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou do encerramento do 2º Global Halal Brazil Business Forum 2023, em São Paulo, onde destacou a importância da parceria com países árabes para ampliar a nossa produção de alimentos e enfatizou que o Brasil está pronto para incorporar mais 40 milhões de hectares em sua área de produção nos próximos 10 anos, sem desmatamento, e que deseja contar com parceiros árabes nessa missão.
O ministro explicou que alguns países árabes são fornecedores essenciais de fertilizantes para o Brasil, e a expansão dessas parcerias é fundamental para garantir o suprimento desse insumo vital para a produção agrícola brasileira. Ele ressaltou que o setor produtivo no Brasil está preparado para continuar sendo um grande fornecedor global de alimentos seguros e de qualidade, e que essa expansão acontecerá de maneira rápida e sustentável, sem prejudicar as áreas de floresta.
O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi, destacou a importância da colaboração entre o setor público e privado no Fórum Global Halal 2023 e ressaltou a parceria com a Apex Brasil.
As exportações do Brasil para países islâmicos cresceram significativamente nas últimas duas décadas, atingindo US$28,3 bilhões em 2022. Os principais importadores desses produtos são o Irã, a Arábia Saudita, o Egito e outros países, representando cerca de 17% das exportações brasileiras. Os principais produtos exportados incluem açúcar bruto, milho, soja em grãos e carne de frango.
Carlos Fávaro enfatizou a importância da busca de ampliação do comércio bilateral, incluindo a abertura de mercado e acordos comerciais, para fortalecer as relações econômicas entre o Brasil e os países árabes. O embaixador Chohfi ressaltou que o mercado halal tem grande potencial de crescimento em toda a cadeia produtiva, incluindo insumos e logística, criando oportunidades de valor agregado.