27/09/2023 às 09h25min - Atualizada em 27/09/2023 às 09h25min

Mercado do algodão em pluma mantém estabilidade em meio a cenário de negociações

Exportações do produto têm ganhado ritmo, alcançado 154,015 mil toneladas no início de setembro

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação
O mercado nacional de algodão em pluma está operando com relativa estabilidade, em meio a uma dinâmica de negociações em que compradores e vendedores travam uma espécie de "queda de braço". De acordo com análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) desta quarta-feira (27), a maioria dos vendedores mantém firmeza nos preços propostos, embora alguns tenham demonstrado certa flexibilidade. Por outro lado, o interesse das indústrias compradoras tem apresentado uma leve recuperação, impulsionado pela retomada nas vendas ao longo da cadeia têxtil.

No cenário internacional, as exportações brasileiras de algodão em pluma têm ganhado ritmo desde meados do ano. Nas últimas semanas, observou-se uma intensificação significativa nos envios ao exterior. Pesquisadores do Cepea afirmam que essa tendência está alinhada com as expectativas do setor nacional, uma vez que a produção interna atual alcançou níveis recordes.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que nos primeiros 15 dias úteis de setembro, as exportações brasileiras de algodão em pluma totalizaram 154,015 mil toneladas, representando um expressivo aumento de 47,6% em comparação com todo o volume exportado em agosto de 2023 e já superando o volume embarcado em setembro de 2022, que foi de apenas 184,77 mil toneladas.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.