26/09/2023 às 08h57min - Atualizada em 26/09/2023 às 08h57min
Novo ciclone no Rio Grande do Sul marca a primeira semana da primavera
Fortes chuvas, temporais e onda de calor contrastam em previsões climáticas pelo Brasil
- Da Redação, Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil A chegada da primavera traz uma mistura de condições climáticas contrastantes pelo Brasil. Na primeira semana desta estação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê fortes chuvas, temporais e até mesmo queda de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, enquanto uma onda de calor persiste na maior parte do país.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, "Temos a primeira semana da primavera, mas ainda com padrão do inverno. Tem a atuação de um anticiclone que favorece a abertura de tempo. Ficamos com tempo aberto, com pouca nebulosidade, sem muita possibilidade de chuva em grande parte do país. Temperaturas elevadas e baixa umidade."
No entanto, a notícia mais preocupante é a formação de um novo ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, previsto para se desenvolver no fim da terça-feira (26) e ao longo da quarta-feira (27). As rajadas de vento poderão superar 70 quilômetros por hora. Esse ciclone, de acordo com o Inmet, se deslocará para o alto-mar, formando uma frente fria e gerando temporais entre Santa Catarina e São Paulo.
A Defesa Civil gaúcha já emitiu um alerta válido por 24 horas para risco de alagamentos, cheias em arroios, inundações de rios e regiões ribeirinhas. A previsão é de queda das temperaturas no Rio Grande do Sul, podendo chegar a 3ºC na Campanha e na Serra Gaúcha, e 9°C em Porto Alegre.
Apesar desse cenário, o aviso de onda de calor persiste até as 18h desta terça-feira (26). A segunda-feira já registrou temperaturas máximas acima de 40ºC em Cuiabá e no estado de Tocantins, enquanto Belo Horizonte bateu recorde de calor, atingindo 38°C. Embora São Paulo e Rio de Janeiro tenham temperaturas mais amenas a partir de hoje, ainda se manterão acima de 30ºC.
A previsão do tempo para esta semana em cada região do país é a seguinte:
Região Norte: Previsão de volumes de chuva acima de 50 milímetros (mm) no noroeste do Amazonas e extremo oeste do Acre, devido ao calor e alta umidade. Em grande parte do Pará, Amapá e Tocantins, predominará o tempo seco e sem chuvas.
Região Nordeste: Tempo seco e sem chuvas, além de baixa umidade relativa do ar, principalmente em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região.
Região Centro-Oeste: Persistência de uma massa de ar quente e seco no início da semana manterá o tempo estável e sem chuvas, com umidade relativa do ar abaixo de 30%. No final de semana, áreas de instabilidade causarão pancadas de chuva em grande parte da região, especialmente no sul de Mato Grosso e de Goiás.
Região Sudeste: Tempo seco e sem chuvas, principalmente em áreas do centro e norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. No norte de Minas, podem ocorrer níveis de umidade relativa do ar abaixo de 20%. Já em áreas do sul e leste da região, podem ocorrer temporais e trovoadas na maior parte dos dias, com acumulados que podem ultrapassar 50 mm no sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Região Sul: A formação de um ciclone extratropical no início desta semana intensificará áreas de instabilidade que causarão acumulados de chuva superiores a 80 mm, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Após o deslocamento do ciclone para o oceano no final da semana, o tempo ficará seco no Rio Grande do Sul e permanecerá instável em Santa Catarina e no Paraná.
A primeira semana da primavera apresenta um cenário meteorológico variado em todo o país, com chuvas, temporais e onda de calor.