20/09/2023 às 09h19min - Atualizada em 20/09/2023 às 09h19min

Onda de calor com temperaturas de até 45 ºC atinge o Brasil

Calor extremo ameaça a saúde, a agricultura e eleva o risco de incêndios em diversas regiões brasileiras

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Freepik
Uma onda de calor implacável está se instalando em diferentes estados do Brasil, trazendo temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC em diversas regiões, incluindo as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Projeções meteorológicas indicam que o calor atingirá níveis alarmantes, podendo chegar a 45ºC de máxima na quinta-feira (21) e sexta-feira (22), principalmente nas áreas ao Norte de Mato Grosso do Sul e ao sul de Mato Grosso.

Ameaça 
O aumento nas temperaturas, combinada com a falta de chuvas substanciais, está criando condições extremamente propícias para o surgimento de focos de incêndio em todas as áreas mencionadas.

O solo ressecado na região Centro-Oeste do Brasil agravou a já preocupante situação de escassez de água, representando um sério risco para a germinação da soja, atualmente em semeadura.

Saúde
Além dos impactos ambientais, ondas de calor como essa podem representar sérios perigos para a saúde e causar situações de emergência, especialmente para populações mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas e indivíduos com condições médicas pré-existentes.

Medidas 
Para enfrentar essa condição climática extrema, é crucial tomar medidas de precaução para garantir a segurança e a saúde de todos.

Mantenha-se hidratado, com muita água para evitar a desidratação. O calor extremo pode levar a perdas significativas de líquidos corporais; busque abrigo em lugares frescos ou refúgio em espaços com ar condicionado ou boa ventilação, especialmente nas horas mais quentes do dia; e limite a atividade física ao ar livre, evitando atividades extenuantes sob o sol forte. Se possível, realize exercícios durante as partes mais frescas do dia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.