11/08/2021 às 16h00min - Atualizada em 11/08/2021 às 16h00min

Rio prorroga suspensão de 1ª dose da vacina contra covid-19 em adultos

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), confirmou nesta quarta-feira (11) que fica prorrogada até quinta-feira a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 para adultos. A paralisação, segundo comunicado do prefeito, se deve à entrega insuficiente de imunizantes por parte do Ministério da Saúde. A desproporção impede a administração fluminense de prosseguir com o calendário de vacinação, que atualmente atende à faixa etária dos 20 anos.

O prefeito do Rio já havia alertado nesta terça-feira (10), em suas redes sociais, sobre possível paralisação. O motivo alegado foi a entrega das vacinas por parte do Ministério da Saúde na madrugada de quarta-feira. Argumentou-se que, com a distribuição nesse horário, não haveria tempo hábil para a prefeitura organizar a distribuição. Já nesta quarta-feira, Paes informou que a remessa mais recente do Ministério da Saúde não seria suficiente para atender à demanda.

"Recebemos nessa manhã só 37.962 doses. Para vacinar grupo de 24 anos, precisamos de 68 mil" explicou o prefeito, no informe. "Não vamos usar nosso estoque de 2ª dose [para aplicar primeira dose]. Com isso, suspenderemos a vacinação da primeira dose de amanhã. Só lembrando: o Rio está com muitos casos da variante delta e o estoque do Ministério da Saúde é de 11,2 milhões de doses", completou o prefeito do Rio.

Mais cedo, em entrevista à Globonews, o secretário municipal de saúde do Rio, Daniel Soranz, não descartou a possibilidade de a finalização da imunização com primeira dose da população até 18 anos, prevista para 18 de agosto, ser adiada devido aos atrasos no calendário.

O Painel Rio Covid-19, da prefeitura, contabiliza total de 6.280.331 doses aplicadas na capital. Esses números remetem a um cenário com 83,9% da população acima de 18 anos com primeira dose ou dose única; e 37,7% com segunda dose ou dose única.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.