06/09/2023 às 09h08min - Atualizada em 06/09/2023 às 09h08min

Chuvas no Sul do Brasil devem beneficiar plantio de soja, mas desafiar colheita do trigo

Grandes volume de precipitações devem atingir a região nos próximos 15 dias, alerta Rural Clima

- Da Redação, com Safras & Mercado
(Foto: Pixabay)
Segundo o alerta agroclimático emitido pela Rural Clima, próximos 15 dias serão caracterizados por uma significativa quantidade de chuvas no sul do Brasil. Embora haja uma pequena chance de chuvas atingirem Mato Grosso e Goiás nesta quarta-feira (06), os maiores volumes devem ser registrados no sul do Paraguai, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nos próximos 15 dias.

O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, destaca que as chuvas previstas para o sul do Brasil deverão superar 300 milímetros acumulados. Ele enfatiza que essas chuvas serão benéficas para o início do plantio de soja, mas representam um desafio para a colheita do trigo. Na região central do país, as chuvas serão muito irregulares durante esse período, exigindo cautela dos agricultores no início dos trabalhos de plantio.

No Paraguai, áreas de instabilidade devem provocar chuvas no sul e na parte central do país nesta quarta. Apenas no Chaco, os volumes de chuva tendem a ser mais irregulares. A partir desta quinta (07), o tempo deve se estabilizar no país, embora uma nova frente fria possa trazer chuvas associadas a ventos ao país. De maneira geral, as chuvas serão frequentes sobre o Paraguai ao longo de setembro.

Ainda, a transição de quarta para quinta marcará a chegada de uma nova frente fria no sul do Brasil, podendo resultar em chuvas em São Paulo, no sul de Minas Gerais, em parte de Mato Grosso e Goiás, embora de forma mais irregular.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.