11/08/2021 às 16h00min - Atualizada em 11/08/2021 às 16h00min

Porto Seguro se prepara para lançar conta digital

Ainda que o seguro auto se mantenha como a vedete entre os negócios da Porto Seguro, os resultados do segundo trimestre apontam um avanço na estratégia de diversificação, confirmada pelos executivos em teleconferência sobre o tema. Na área de negócios financeiros, por exemplo, a companhia já ensaia os primeiros passos para entrar no mercado de contas digitais.

Segundo o CEO da vertical de negócios financeiros e serviços, Marcos Loução, a Porto já está testando com mil colaboradores seu modelo de conta digital. “Nossa conta digital vai fazer o link entre produtos de crédito e financiamentos com serviços e seguros”, disse.

A Porto recentemente redividiu os negócios da empresa em quatro áreas, chamadas de verticais: Seguros, que tem como CEO Marcelo Picanço, a de Saúde, que ficou sob comando de Sami Foguel, além de Negócios Financeiros e Serviços – esta última será apartada em uma nova companhia futuramente, a Porto Seguro Assistência e Serviços e também terá um CEO.

De acordo com o CEO do grupo, Roberto Santos, no segundo trimestre, a Porto aprofundou "a estratégia de organização de verticais com alocação de profissionais da área de tecnologia nas unidades de negócios e com implementação de soluções que impulsionem o crescimento de cada vertical”. A ideia, segundo o executivo-chefe da holding, é justamente ampliar a autonomia de cada área.

Conforme Marcos Loução, as iniciativas na área de negócios financeiros vão além da conta e incluem a estruturação desse setor como um banco digital, incluindo ampliação da oferta de crédito. “Vamos empacotar e ter uma oferta dos vários produtos de crédito que já temos, como financiamento de veículos, crédito pessoal, cartão e consignado, ao mercado em geral e não só aos clientes da Porto. Nos últimos seis meses, implantamos uma plataforma de análise de crédito com modelagem nos preparando para isso.”

O CEO de Seguros, Marcelo Picanço, ressaltou o crescimento no segmento mais importante do grupo, o de seguro auto. “Na comparação trimestral, conseguimos crescer quase 17%, isso significou um ganho de ‘market share’ de 1,3 ponto percentual. E, em um ano, conseguimos adicionar 386 mil veículos à frota segurada, ou seja, praticamente uma seguradora top 10 inteira”, resumiu.

A expansão do seguro auto do grupo Porto Seguro tem sido puxada pela marca de produtos mais populares da holding, a Azul. “Tivemos mais de 200 mil clientes por meio da Azul, que nunca tiveram seguro”, pontuou Picanço. “Nossos diferenciais vão permitir que a Porto continue crescendo acima do mercado”, complementou.

Já a área de saúde, que tem sido uma aposta da companhia, sofreu o impacto da segunda onda da covid-19, concentrada no segundo trimestre. “A pandemia afetou a parte de internações que foram mais longas e de tratamento mais intenso do que no ano passado”, ponderou o executivo. “Isso de fato levou a sinistralidade da vertical de saúde para o trimestre passado acima de 82% ante 70,8% no mesmo período do ano passado”, acrescentou.

O aumento da sinistralidade elevou o índice combinado — um referencial que indica a relação entre receitas e despesas, incluindo sinistros — para 101,7% nessa vertical. Com isso, o braço registrou prejuízo líquido de R$ 1,3 milhão no segundo trimestre.

Conforme Roberto Santos, desde o início da pandemia a Porto pagou mais de R$ 130 milhões em indenizações de seguro de vida a mais de 3 mil famílias devido à covid-19. Houve ainda 8,4 mil beneficiários de saúde que precisaram ser internados.

Na área de serviços, a companhia pretende lançar um novo serviço por assinatura para donos de veículos nos moldes do produto existente que fornece assistência às residências. “Começamos a desenvolver essa mesma lógica para automóvel e nos próximos meses vamos lançar um produto de assistência por assinatura a veículos”, disse Loução.

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