A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta quarta-feira o lançamento de sua Política de Sustentabilidade. Segundo a entidade, a medida ocorre “dentro do compromisso de intensificar suas iniciativas voltadas à promoção de uma economia mais sustentável”.
Conforme nota divulgada há pouco pela Febraban, o documento irá orientar suas práticas internas e compartilhar responsabilidades sobre o tema entre todas as áreas. Também apoiará os associados em seus desafios da agenda ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês).
“A política de sustentabilidade, elaborada a partir de um processo colaborativo e com o apoio técnico da consultoria WayCarbon, é composta por três princípios e seis diretrizes estratégicas de atuação, que formalizam compromissos assumidos pela Febraban e projetam um futuro pautado por: ética e transparência; valorização da diversidade; eficiência ambiental; gestão sustentável de fornecedores; produção de conhecimento; e protagonismo setorial”, diz o texto.
A Febraban destaca ainda que, para acelerar os avanços do setor nesta agenda, a entidade se compromete, por exemplo, a acompanhar as carteiras de negócios verdes, estimular a adoção, pelos bancos, de padrões internacionalmente reconhecidos e fomentar mobilizações e compromissos temáticos.
“Além dos princípios, diretrizes e compromissos, foram elaborados indicadores visando assegurar a implementação da política no dia a dia da federação, que serão monitorados internamente de acordo com a governança estabelecida no documento”, acrescenta .
“A Febraban atua na agenda socioambiental há muitos anos e esse tema tem evoluído no setor bancário de forma contínua e consistente”, diz Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade da federação. “Com o avanço da agenda ESG, como tem sido referenciada no universo do setor financeiro, a política de sustentabilidade é um caminho natural a ser seguido.”