19/07/2023 às 08h24min - Atualizada em 19/07/2023 às 08h24min

Indústria de carne de frango lamenta suspensão de compras pelo Japão

A decisão do país foi anunciada após o registro de um caso doméstico de influenza aviária em Santa Catarina

- Da Redação, com CaneTec
(Foto:divulgação)
Nesta terça-feira (18), a indústria brasileira de carne de frango manifestou pesar diante da decisão do Japão em suspender as importações de carne de frango produzida em Santa Catarina. A medida foi tomada após a confirmação de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade em uma ave de subsistência no estado.

Em nota conjunta, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Catarinense de Avicultura (Acav) e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne-SC), reiteraram que o registro de gripe aviária em ave de fundo de quintal não afeta o status do Brasil como livre da doença, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal.

É importante destacar que o Brasil não possui nenhum registro de gripe aviária na produção industrial, sendo esse um caso isolado de ave doméstica em Santa Catarina.

Embora os embarques mensais de carne de frango catarinenses para o Japão representem menos de 3% do total exportado pelo Brasil, as entidades ressaltaram que esperam que o impacto da suspensão seja parcialmente absorvido por outras unidades frigoríficas habilitadas a exportar, localizadas em outros estados. Essa medida visa reduzir os efeitos negativos para as exportações brasileiras e para os consumidores japoneses.

A Associação Brasileira de Proteína Animal, a Associação Catarinense de Avicultura e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina, também afirmaram que estão apoiando o trabalho realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em colaboração com a Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, no monitoramento do caso de influenza aviária em ave de fundo de quintal, registrado no estado.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.