17/07/2023 às 08h27min - Atualizada em 17/07/2023 às 08h27min
Embrapa inclui dados de custos de produção de suínos em Goiás e Minas Gerais
Os dados serão publicados trimestralmente para consulta na Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias) da Embrapa
- Da Redação, com CarneTec
(foto: divulgação) A Embrapa Suínos e Aves, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), assinou um acordo de cooperação técnica e financeira para ampliar os dados de custos de produção de suínos. Agora, os estados de Goiás e Minas Gerais serão incluídos nesse levantamento, segundo informações divulgadas pela ABCS.
Os dados serão publicados trimestralmente e estarão disponíveis para consulta na Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias) da Embrapa. A partir deste mês de julho, os custos de produção referentes a Goiás passam a integrar as informações divulgadas pela Cias. Já os dados de custo de produção de Minas Gerais estão em processo de coleta e têm previsão de divulgação ainda neste semestre.
A Cias já divulga os custos de produção de suínos dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. Com a inclusão de Goiás e Minas Gerais, a parceria entre a ABCS e a Embrapa busca ampliar as regiões abrangidas pelo levantamento oficial, oferecendo um panorama mais abrangente e realista dos custos de produção da suinocultura, com atualizações constantes.
De acordo com os dados calculados pela Cias Embrapa até o final de junho, os custos de produção de suínos apresentaram uma queda de 29,06% no acumulado de 2023. Essa redução ocorreu principalmente nos itens nutrição, depreciação, mão de obra, transporte, manutenção/seguro/Funrural e outros. O custo de nutrição, que teve uma queda de 34,13%, representou 73,9% do índice total.
No mês de junho, o ICPSuíno, índice que mede o custo de produção de suínos, registrou uma queda de 1,68% em relação a maio. Essa redução foi impactada principalmente pela diminuição nos custos de nutrição.