10/08/2021 às 11h00min - Atualizada em 10/08/2021 às 11h00min

Ibovespa abre em alta puxado por Petrobras e Vale

A bolsa brasileira abriu em alta, apesar da falta de direção definida dos mercados internacionais, beneficiada pelos ganhos nas ações da Petrobras, que acompanham a recuperação nos preços do barril de petróleo cotado no exterior. Vale também ajuda a dar ritmo aos negócios locais, apesar da queda renovada do minério de ferro negociado na China. Ainda assim, os investidores seguem atentos à agenda carregada de fatos relevantes no dia.

Às 10h25, o Ibovespa subia 0,23%, aos 123.305 pontos, depois de ir até os 123.512 pontos, na máxima até então. Neste horário, em Nova York, os futuros dos índices Dow Jones e S&P 500 estavam na linha d’água.

“Amanhecemos com os mercados globais sem resultados expressivos, com os futuros dos Estados Unidos praticamente no zero a zero”, resume, em comentário matinal, a analista de ações da Clear Corretora, Pietra Guerra.

Entre as commodities, o petróleo tipo WTI tinha alta de mais de 1%, beneficiando as ações da Petrobras, que tinha altas de 0,97% nas ON e 0,92% nas PN. Vale ON, por sua vez, ganhava 0,40%, ao passo que o minério de ferro voltou a fechar em forte queda na China.

Para a equipe de estratégia na China do BCA Research, ainda é necessário “maior sofrimento econômico” na atividade chinesa para que Pequim estimule de forma substancial a produção e o consumo, apesar da mudança de tom no mês passado. “Os legisladores chineses estão respondendo às restrições econômicas domésticas com políticas mais acomodatícias, que devem ter impacto nos próximos 12 meses de modo evitar que um erro prejudique a recuperação econômica”, dizem os estrategistas, em relatório da consultoria.

Pietra, da Clear, lembra que hoje é um dia bastante cheio no Brasil. “Já tivemos a divulgação da ata do Copom, que trouxe mais sinalizações sobre os próximos passos da política monetária e houve a divulgação do IPCA de julho, dado importante da inflação brasileira”, enumera a analista.

“Do lado político, o Ministério da Fazenda deve detalhar a Proposta de Emenda Constitucional [PEC] que vai postergar o pagamento de precatórios e também o Projeto de Lei [PL] que foi enviado ontem para o Congresso que pode abrir espaço no Orçamento de 2022 para o novo programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil”, acrescenta a analista de ações da Clear. Para ela, as incertezas no cenário político relacionadas à postergação de pagamento dos precatórios e ao tamanho dos gastos com o benefício social pesam de maneira geral no cenário brasileiro e podem trazer volatilidade para a bolsa.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.