27/06/2023 às 13h21min - Atualizada em 27/06/2023 às 13h21min
Negócios com etanol hidratado aquecem na região Centro-Sul, exceto em São Paulo
As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)
(Foto: Agência Brasil) Os estados da região Centro-Sul registraram um aumento significativo nos negócios envolvendo o etanol hidratado na última semana, com exceção de São Paulo, onde a liquidez foi menor e os preços apresentaram queda. Especialmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, houve um aumento nas transferências para bases paulistas.
De acordo com um levantamento divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta terça-feira (27), um dos possíveis motivos para a maior liquidez em outros estados pode ser a proximidade de uma mudança tributária, que pode ocorrer ainda nesta semana.
Novo impostos
Estima-se que o valor do PIS/Cofins seja elevado tanto para a gasolina quanto para os etanóis anidro e hidratado. Diante dessa perspectiva, as distribuidoras se anteciparam às compras, com a participação mais expressiva de algumas empresas de maior porte.
Outro fator que impulsionou o crescimento dos negócios pode estar relacionado à vantagem de preços do etanol hidratado em relação à gasolina C. Essa vantagem vem sendo observada há três semanas nas bombas de combustíveis em São Paulo e também em outras importantes capitais do país.
A variação de preços e a mudança tributária iminente criaram um ambiente favorável para o aumento das transações envolvendo o etanol hidratado. Com isso, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás se destacaram nas transferências para bases em São Paulo, impulsionando o mercado nesses locais.
Da Redação, com Cepea