16/06/2023 às 13h31min - Atualizada em 16/06/2023 às 13h37min

Carlos Augustin é nomeado presidente do Conselho de Administração da Embrapa

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 16 - O assessor especial do Ministério da Agricultura, Carlos Ernesto Augustin, foi empossado na tarde da quinta-feira, 15, presidente do Conselho de Administração da Embrapa (Consad) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Augustin foi eleito durante reunião extraordinária do Consad. Ele substitui Guilherme Soria Bastos Filho, indicado anteriormente pela ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

A mudança ocorre à esteira das alterações no comando da estatal feitas pelo ministro da Agricultura, Carlos Favaro.

Ao Broadcast Agro (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Augustin disse que pretende apoiar as mudanças na rota da reestruturação da estatal.

"A ideia é fazer a repaginação da Embrapa para a empresa ter uma interface mais amigável com o sistema privado e fazer cooperação com o Senar", disse Augustin, em referência ao trabalho realizado pelo Grupo de Estudos Avançados de Aprimoramento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária. "O grupo está construindo a repaginação da Embrapa, uma vez que ela está com 50 anos. Analisamos as propostas do grupo e são bastante disruptivas em várias coisas, como descentralização, desburocratização e tentativa de captura de orçamento. Isso será aprovado em reunião extraordinária do Consad nas próximas duas semanas", comentou.

Segundo Augustin, entre as propostas sugeridas pelo grupo estão ferramentas para a empresa aumentar a receita com parcerias privadas e parcerias para a distribuição das tecnologias junto ao Senar. "Uma determinação do presidente Lula é que a Embrapa volte a ter atuação na África e participação mais efetiva na América Latina. Há muito o que ser feito", disse Augustin.

Augustin é empresário licenciado do segmento de sementes e atualmente é vice-presidente da Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso (Aprosmat) e do Fórum Agro/MT, além de ser membro dos conselhos consultivos da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e do Instituto Pensar Agro (IPA).

Presente na posse de Augustin, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, sinalizou a expectativa de realizar um trabalho em conjunto com o Consad. "Gostaria de dar as boas-vindas ao novo presidente e reforçar a expectativa de toda a Diretoria da Empresa de começar um trabalho conjunto com o Conselho, para que possamos avançar nas prioridades da Embrapa nos próximos anos", disse Silvia, segundo nota da Embrapa.

A pecuarista e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Teresa Cristina Vendramini, representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Luana Passos de Souza, e o representante do Ministério da Economia, Rafaelo Abritta, já foram nomeados ao Consad.

Diretorias

O Consad também empossou dois novos diretores-executivos da Embrapa. Conforme a resolução, a partir da próxima segunda-feira, Clenio Pillon e Selma Beltrão assumirão, respectivamente, as diretorias de Pesquisa e Inovação e Pessoas, Serviços e Finanças. Pillon, que substitui o pesquisador Guy de Capdeville, ficará também à frente da Diretoria de Governança e Gestão (DE-GG) até que o novo gestor seja empossado, informou a Embrapa em nota. Selma assume o cargo no lugar da analista Mara Rocha Ribeiro.

Ambos ressaltaram, em seus discursos de posse, que a valorização dos empregados será prioridade da nova gestão e reforçaram o compromisso com uma agricultura cada vez mais sustentável para os próximos 50 anos. Eles se comprometeram também em buscar a recomposição orçamentária e fortalecer a participação da Embrapa no desenvolvimento agropecuário do País, especialmente no que se refere ao combate à fome e à redução das desigualdades sociais. Além deles, a diretora de Negócios, Ana Euler, foi empossada em 19 de maio.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.