24/05/2023 às 11h29min - Atualizada em 24/05/2023 às 11h29min

Aumento na safra de grãos e nas exportações impulsiona demanda por infraestrutura logística

Segundo a Conab, o aumento na produção de café e a safra recorde para a cana também influenciam a demanda crescente

Da Redação, com Conab
De acordo com o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta segunda-feira (22), o crescimento das exportações de soja, que atingiram 14,34 milhões de toneladas em abril de 2023, e o a safra de grãos estimada em 313,9 milhões de toneladas estão gerando uma intensa demanda por infraestrutura logística no país. O relatório destaca que essa conjuntura deve resultar em uma disputa acirrada por armazéns, rodovias, portos e ferrovias, especialmente no segundo semestre deste ano.

Segundo Thiago dos Santos, diretor de Operações e Abastecimento da Conab, outros fatores também estão influenciando essa demanda crescente, como a expectativa de aumento na produção de café e a previsão de uma safra recorde para a cana, com foco na produção de açúcar e uma possível prioridade na exportação, devido aos estoques mundiais baixos. Essa combinação de fatores ampliará ainda mais a pressão sobre as estruturas logísticas do país.

O superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth, destaca que os preços mundiais dos produtos do complexo açucareiro podem sofrer aumentos expressivos caso o fenômeno climático El Niño, que está se desenvolvendo, reduza as chuvas de monções na Ásia, afetando a produção de cana na Índia e na Tailândia.

As exportações de milho caíram para 0,47 milhão de toneladas em abril de 2023. Em março, o volume foi de 1,34 milhão de toneladas. Essa redução foi influenciada pela diminuição dos prêmios e cotações, que afetaram as vendas externas. Além disso, os mercados estão acompanhando com cautela as negociações no corredor de grãos do Mar Negro após as recentes tensões entre a Rússia e a Ucrânia.

O estudo também analisa a movimentação dos portos brasileiros, revelando que 40,7% das exportações brasileiras de soja em abril de 2023 foram escoadas pelo porto de Santos, em comparação com 41% no ano anterior. Os portos do Arco Norte foram responsáveis por 37,4% das exportações, enquanto o porto de Paranaguá totalizou 10,1% do volume exportado.

No caso do milho, os portos do Arco Norte aumentaram sua participação, atingindo 35,5% da movimentação nacional em abril de 2023. Santos representou 24,3%, Paranaguá 19,4% e São Francisco do Sul 10,9%.

No que diz respeito aos fretes, o mês de abril registrou uma queda nas cotações em Mato Grosso devido à redução na comercialização da soja. No entanto, espera-se que os preços apresentem uma leve retomada em maio, acompanhando o avanço da colheita de milho. A normalização dos preços dos fretes está prevista para junho, quando a colheita do milho se intensificará. Já em Mato Grosso do Sul, houve uma demanda aquecida por veículos para o transporte de grãos, mas os preços praticados na maioria das praças pesquisadas registraram redução.

Outros estados também foram impactados pelas oscilações nos preços dos fretes, como Goiás, Paraná, Bahia, Piauí, Minas Gerais e Tocantins. Em Minas Gerais, os valores dos fretes se mantiveram semelhantes ao mês anterior, enquanto no Distrito Federal houve um aumento geral nas cotações. No entanto, as reduções no preço médio do diesel podem indicar quedas graduais na tabela do piso mínimo nos próximos meses.
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