Na terminação intensiva em passagens (TIP) é adotado o fornecimento de grande quantidade de concentrado, 2,0% do Peso Vivo em MS, para aumentar o desempenho dos animais durante a seca. A engorda intensiva adianta a idade de abate, permite a utilização de animais não castrados que são mais eficientes e se pode explorar a precocidade dos animais. O abate animais novos aumenta o giro de capital, melhora o desfrute e permite um aumento no número de abates anuais, além de permitir melhor equilíbrio do uso das pastagens na época seca.
O nível de suplementação é elevado para melhorar o ganho de peso, bem como o ganho de carcaça, aumentando o rendimento de carcaça, bem como a sua qualidade com melhor deposição de gordura.
Mesmo com níveis elevados de concentrado é importante termos uma pastagem de boa qualidade, pois além dela fornecer parte dos nutrientes, disponibiliza fibra que garante bom funcionamento ruminal durante o período de alimentação intensiva. Quando a pastagem ofertada tem uma boa disponibilidade forragem, há uma maior eficiência biológica dos animais, kg de concentrado por arroba produzida (Figura 1).
Os animais em pastagem consomem uma dieta bem diferente daquela que se tem em terminação com um elevado o uso de concentrado, portanto é muito importante uma adaptação gradual para que os animais tenham a população de bactérias do rúmen adaptadas a essa nova dieta. Quanto melhor adaptação, menos problemas se terá, evita se retirar animais dos lotes de engorda, além de melhorar o desempenho. Um período de 2 a 3 semanas de adaptação é o ideal.
Os piquetes onde se tratará os animais devem ser bem dimensionados e planejados para lotes entre 80 e 120 animais e piquetes de 15 a 20 ha. Com espaçamento de 30 a 50 cm por cabeça nos cochos e bastante água disponível que não deve estar muito próxima do local de trato para evitar formação de lama, em torno de 50 a 100 m de distância.
Numa época em que os animais normalmente perderiam peso em pastagem, engordarão rapidamente de forma segura, sem grandes investimentos em instalações e maquinários, permitindo com isso o abate precoce dos animais bem-acabados e girando maior número de cabeças na propriedade, com um retorno mais rápido do capital investido, aumentando o desfrute e renda anual.
Esse é um sistema que serve tanto para machos como para fêmeas, porém devido o valor da arroba das fêmeas ser menor e a eficiência biológica também, nem sempre o sistema é viável para fêmeas, mas também pode ser usado para fêmeas descarte. O importante é que o produtor faça as contas antes de fechar os animais para evitar surpresas no final da engorda.
A terminação intensiva em pastagem (TIP) é alternativa viável para se engordar animais na época da seca, o investimento em infraestrutura, instalações e maquinários é menor que o do confinamento e se consegue engordar os animais neste período aumentando a eficiência da propriedade.