As bolsas de Nova York fecharam sem direção única nesta sexta-feira (6), com o Nasdaq em queda moderada e o S&P 500 e o Dow Jones batendo recordes após os dados sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos — o chamado "payroll" — mais fortes do que o esperado.
O Dow Jones anotou o seu novo melhor fechamento da história ao subir 0,41% e chegar aos 35.208,51 pontos. O S&P 500, que ontem já havia renovado seu recorde, hoje subiu mais 0,17% e atingiu 4.436,52 pontos no fim da sessão. Foi o terceiro recorde do índice amplo da Bolsa de Nova York (Nyse) nesta semana.
Já na Nasdaq, o índice homônimo, que veio de recorde ontem, nesta sexta fechou em queda de 0,40%, aos 14.835,76 pontos. A bolsa de tecnologia foi afetada pela procura maior dos investidores por ações mais ligadas ao ciclo de crescimento econômico e, em parte, também pelas preocupações com os rompantes regulatórios ao setor por parte do governo da China.
Na manhã desta sexta, o payroll americano mostrou que os EUA geraram 943 mil vagas de emprego em julho, superando com folga a expectativa dos economistas ouvidos pelo "Wall Street Journal", de geração de 845 mil vagas no período.
Não apenas a criação de vagas surpreendeu positivamente para o mês de julho, mas o dado do mês anterior também sofreu uma forte revisão positiva, de 850 mil, da leitura original, para 938 mil vagas de emprego.
Ainda, a taxa de desemprego americana caiu mais do que o esperado e foi a 5,4%, de 5,9% em junho, recuando mais do que a expectativa consensual, de queda a 5,7%.
Embora os números sejam positivos e mostrem a recuperação forte da maior economia do mundo, é uma faca de dois gumes para os agentes financeiros. O mercado de trabalho tem sido apontado pelo Federal Reserve (Fed) como um dos motivos para que o BC americano não antecipe a retirada de estímulos monetários para combater a inflação, bastante elevada nos EUA. Os dados positivos de hoje reforçam a perspectiva, portanto, de que uma redução do ritmo de compras de ativos seja anunciada no simpósio do Fed em Jackson Hole, no fim de agosto.
“O mercado de trabalho dos EUA apresentou um conjunto sólido de números para julho, com ganhos de emprego acima das expectativas, queda do desemprego, aceleração dos salários e aumento da taxa de participação. O ímpeto está crescendo em direção a uma ação política antecipada do Federal Reserve”, escreveu em relatório o economista-chefe internacional do ING, James Knightley.
Na semana, o Dow Jones acumulou ganhos 0,78% e o S&P 500 avançou 0,94%. O Nasdaq, apesar da queda de hoje, teve o melhor desempenho semanal com alta de 1,11% no período.