24/03/2023 às 11h00min - Atualizada em 24/03/2023 às 11h00min

Contenção bovina: manutenção preventiva traz benefícios à pecuária

Assim como um automóvel, que passa por revisões periódicas, os equipamentos para contenção bovina têm a mesma necessidade e precisam que suas peças sejam avaliadas e, caso necessário, ajustadas ou trocadas para o funcionamento adequado no dia a dia das atividades pecuárias.

A prática da manutenção preventiva, mais do que prevenir acidentes, é uma estratégia que resulta em melhores resultados financeiros nas fazendas. De acordo com o especialista em equipamentos de contenção bovina da Beckhauser, Etanislei Magalhães, ela contribui para evitar hematomas e traumas nos animais, fatores que os deixam mais ariscos em manejos nos currais.

“Além disso, a contenção adequada ajuda a prolongar a vida útil do equipamento, pois evita impactos na estrutura do produto e previne acidentes com pessoas no entorno do equipamento”, diz Magalhães. “Esse procedimento aumenta a vida útil do equipamento de contenção e também oferece mais segurança para o rebanho e para os profissionais”, completa.

Ele observa ainda que a manutenção preventiva assegura o bem-estar animal e humano nas propriedades pecuárias, pois permite que o manejo seja realizado de forma adequada, diminuindo os riscos de acidentes tanto para eles quanto para o operador do equipamento.

Funcionalidade

Na visão do especialista, os aportes tecnológicos têm contribuído para maior eficácia da contenção bovina no cotidiano das fazendas. “Vale lembrar que os equipamentos possuem recursos para serem empregados em todas as áreas do manejo de bovinos, o que ajuda no controle de ganho de peso do rebanho, permitindo saber o momento certo para o abate”, observa.

Ainda segundo Magalhães, a tecnologia empregada na contenção animal, também permite uma vacinação segura e evita desperdícios de medicamento, já que, com animal contido, é possível aplicar a dose correta, além de ajudar a evitar abscessos. “Os recursos tecnológicos também contribuem para a segurança dos operadores de equipamentos, pois diminui o esforço físico, oferecendo praticidade na realização de diversos procedimentos”, completa.

Operacional

Para melhorar a eficácia da contenção bovina, Magalhães ressalta a importância de treinar a equipe de curral e os operadores de equipamentos de manutenção preventiva, de acordo com as recomendações do fabricante. “Manter a manutenção do equipamento em dia também é uma estratégia eficiente na busca pela contenção ideal, realizada com segurança e bem-estar animal e humano”, enfatiza.

Por fim, para mostrar ao pecuarista que a prática é fundamental para a produtividade e a sustentabilidade da atividade, ele sugere a realização de ações para divulgar os resultados das boas práticas, com dados sobre otimização de custos, bem-estar dos funcionários e dos animais, produtividade e qualidade de carcaça, por exemplo.

Dessa forma, segundo Magalhães, o pecuarista terá em mãos dados factíveis de uma produção sustentável, sendo possível, gradativamente, a mudança de hábito e da cultura tradicional. “A expectativa é que o próprio mercado e as novas gerações busquem práticas para produção de bovinos baseadas em métodos que trazem mais benefícios para produtores, colaboradores, animais, consumidores e meio ambiente”, arremata o especialista.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.