08/03/2023 às 13h25min - Atualizada em 08/03/2023 às 10h31min

Grãos: Arroz têm leves alterações, enquanto café e algodão apresentam quedas

Nos últimos dias, os preços do arroz em casca apresentaram pequenas variações. Os colaboradores do Centro Avançado de Estudos em Economia Aplicada (Cepea) relataram a necessidade de oferecer descontos para fechar novos negócios em toda a cadeia produtiva.

Embora a comercialização tenha sido considerada boa no Rio Grande do Sul na semana passada, alguns orizicultores estão mais cautelosos e só negociam quando precisam "fazer caixa" ou liberar espaço nos armazéns.

Por outro lado, outros vendedores estão mais retraídos devido à pressão dos últimos dias, especialmente em relação a grandes volumes.

Café

Na última semana, as cotações do café arábica tiveram oscilações, mas foram predominantes as quedas. Isso ocorreu devido a influências externas e à retração dos agentes do mercado interno.

Já no caso do café robusta, os produtores seguram seus estoques, enquanto os compradores estão mais retraídos. Esse cenário, combinado com o crescimento da oferta de robusta no Vietnã, pressionou as cotações da variedade no Brasil.

Os produtores estão atentos ao clima, mesmo com a diminuição das chuvas em algumas regiões, as previsões apontam para novas precipitações em São Paulo e Minas Gerais nos próximos dias.

Algodão

No início de março, a demanda enfraquecida tem pressionado os valores internos do algodão em pluma. De acordo com o Cepea, os preços atuais já são os mais baixos, em termos nominais, desde novembro de 2022 e estão mais próximos da paridade de exportação.

Alguns cotonicultores estão capitalizados e não têm interesse em novas negociações, enquanto outros estão focados na comercialização e/ou entrega dos contratos.

No entanto, os vendedores que precisam de vendas imediatas têm sido mais flexíveis em relação aos preços, permitindo um avanço nas negociações com valores menores.

Da Redação, com Cepea

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.