03/03/2023 às 10h46min - Atualizada em 10/03/2023 às 16h11min

Período de chuvas demanda atenção dos pecuaristas

Para que se possa ter uma boa qualidade de pasto no período das águas, o pecuarista precisa ter cuidado com a qualidade do solo, assegurar a oferta de forragem (quantidade e qualidade) e evitar a degradação da pastagem. Além disso, é preciso fazer uso de produtos que permitam maior taxa de lotação, potencializem ganho de peso e reduzam a idade de abate dos bovinos.

Esses são algumas recomendações do médico veterinário e especialista em nutrição de ruminantes da Vaccinar, Fernando Rossi Camilo. “Atenção é fundamental para entender que o pasto precisa de suplementos. Quando o pecuarista observar que pastagem está degradada, com baixa qualidade, redução da oferta  e falhas na rebrota, está é a hora certa de suplementar”, orienta.

Segundo ele, a suplementação adequada ao perfil da pastagem permite o melhor aproveitamento dos nutrientes da dieta, impactando positivamente no ganho de peso dos animais, e, consequentemente, levando a fazenda a produzir mais arrobas por hectare ao ano sem a necessidade de aumentar a área.

Orientações

Para que se consiga uma boa resposta na adubação da pastagem, o primeiro ponto que deve ser levado em consideração é a realização da análise do solo, para verificar a deficiência de algum nutriente.  “Para melhor resposta na adubação, a análise da pastagem deve ser realizada no final do período das chuvas”.

O especialista ressalta que a suplementação é estratégica, tanto no período das águas quanto durante a seca, pois propicia dietas com teores de proteína, energia e fibra adequados, melhorando os índices zootécnicos, bem como reduzir a permanência dos animais no pasto, favorecendo a terminação dos bovinos e diminuindo a idade das fêmeas ao primeiro parto.

“Quando melhoramos a qualidade da pastagem, proporcionamos um aumento na taxa de lotação, além de melhorar o desempenho dos animais, deixando maior lucratividade para o pecuarista”, avalia Camilo.

Outras recomendações

O especialista também destaca a importância da nutrição de precisão. “É possível trabalhar com o suplemento proteico ou suplemento energético específico para cada categoria animal, atendendo às exigências para a manutenção e o ganho de peso e suprindo as principais deficiências das pastagens em cada período”, orienta.

Segundo o veterinário, os bovinos preferem plantas com folhas verdes e jovens e evitam as mais envelhecidas, com folhas e colmos fibrosos. “Eles buscam por alimentos que facilitem o seu bocado, já que o amadurecimento das plantas resulta na diminuição do valor nutricional e no tombamento da vegetação, que também não é consumida pelos animais nesse estado”, explica.

Nesse viés, uma das recomendações do especialista da Vaccinar para período das águas é utilizar suplementos minerais que contam com aditivos e minerais de alta absorção, como zinco orgânico e cromo orgânico. “Essas substâncias reforçam o sistema imunológico do animal, bem como melhoram o funcionamento do sistema digestivo através da suplementação mineral deficiente no pasto”, conclui Camilo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.