São Paulo, 16 - O marketplace Orbia, criado pela Bayer e pela Bravium, informou ter recebido aporte da Yara e que, com isso, a fabricante de fertilizantes passa a ser acionista minoritária da plataforma, com 14% das ações. O valor não foi informado. A Bayer e a Bravium passarão a deter participação de 68,8% e 17,2%, respectivamente. O negócio está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), segundo a Orbia. A Orbia, que opera de forma independente, informou também que as três companhias terão participação no seu Conselho de Administração. "A entrada de Yara em nossa estrutura societária fortalece nossos planos de expansão e de ser o principal parceiro digital do produtor rural", disse o CEO da Orbia, Ivan Moreno, em nota. "Temos crescido ano a ano com resultados além do esperado. E, com a chegada de Yara, consolidamos ainda mais o nosso propósito de oferecer soluções completas a toda a jornada de trabalho do produtor rural, desde o plantio até a comercialização de sua produção", acrescentou o executivo. Com o aporte, além de comercializar os seus produtos na plataforma, a Yara poderá ampliar o seu programa de fidelidade no marketplace. A fabricante passará a integrar o programa de pontos para fertilizantes no Brasil, gerando pontuação ao cliente que optar por seus produtor. Para a Yara, a entrada como acionista na Orbia integra sua estratégia de alcançar 25% do total das vendas de produtos no Brasil via plataformas digitais até 2025. "Estamos dedicados a contribuir para o futuro da produção de alimentos positivo ao clima e neutro em emissões de carbono, e entendemos que além de oferecer as melhores soluções em nutrição, isso também envolve o acesso. A sustentabilidade e a digitalização caminham juntas, e integrar uma plataforma como a Orbia é com certeza uma oportunidade clara de contribuirmos ainda mais para a transformação do agronegócio e de toda a cadeia de valor do alimento", afirmou o vice-presidente de Farming Solutions para Yara Américas, Cleiton Vargas. Na avaliação do diretor de Marketing Latam da divisão agrícola da Bayer e presidente do Conselho de Administração da Orbia, Luis Offa, o portfólio da Yara vai complementar as soluções que os clientes da plataforma buscam. "A plataforma foi criada para ser uma experiência transformadora em toda a jornada do produtor rural dentro do universo digital e, para que isso aconteça, precisamos ampliar parcerias e oferecer um leque de produtos e serviços"