A competitividade da carne de frango brasileira no mercado externo levará o setor a aumentar em 3% as exportações em 2023 na comparação a 2022, o que seria um novo recorde, de acordo com previsão do Rabobank.
Ao Portal CarneTec, o analista de proteína animal do Rabobank Brasil, Wagner Yanaguizawa, disse que “a gente acredita que o mercado halal vai continuar trazendo bastante oportunidade para gente em termos de demanda e, de uma maneira geral, essa questão do mundo (produção) em desaceleração pode trazer novos destinos para gente, pode trazer demandas de mercados que não tinham muitas oportunidades até então e consolidar nossa posição em mercados onde a gente já atua”.
A Coréia do Sul é um dos países em que a carne de frango do Brasil deve se destacar. Crescem as chances de o país aumentar as compras de carne de frango brasileira, explica o analista.
Outra vantagem do Brasil no mercado externo é que ele continua como área livre de influenza aviária. Outros grandes exportadores de carne de frango estão envolvidos com surtos da doença. Os preços da proteína brasileira estão baixos diante do custo de produção nesses outros países, devido à doença. Além disso, outro grande exportador e que não tem a doença é a Ucrânia, sem condições normais de produzir devido à guerra que trava com a Rússia. Portanto, o cenário para o frango brasileiro em 2023 pode ser melhor do que nos anos anteriores.
Além do crescimento nas exportações, o Rabobank também prevê alta de 1,5% a 2% na produção de carne de frango brasileira em 2023.
Para Yanaguizawa, a perspectiva de estagnação do consumo per capta da carne de frango brasileiro está próximo do pico. Um dos fatos que melhor indica a boa competitividade são os preços da carne bovina. Eles estão caindo e o aumento da oferta reduz os preços e impactam o consumo de carne de frango.
Da Redação, com CarneTec