São Paulo, 26 - A trading de commodities agrícolas Archer Daniels Midland (ADM), dos Estados Unidos, obteve lucro líquido de US$ 1,019 bilhão, ou US$ 1,84 por ação, no quarto trimestre de 2022, informou a companhia nesta quinta-feira. O resultado representa alta de 30,3% ante os US$ 782 milhões, ou US$ 1,38 por ação, registrados em igual período do ano anterior. Em termos ajustados, o lucro foi de US$ 1,93 por ação, bem acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, de US$ 1,65 por ação. A receita registrou alta de 13,6%, para US$ 26,23 bilhões, acima da expectativa dos analistas, de US$ 25,28 bilhões. "À medida que olhamos para frente, estamos fortalecendo nosso foco em ações controláveis para mitigar o impacto das forças do mercado e continuar a melhorar nossas capacidades globais para atender nossos clientes", disse o CEO da ADM, Juan Luciano, em comunicado à imprensa. "Também estamos aumentando nossos investimentos na descarbonização de algumas de nossas grandes instalações de produção para permitir a evolução de nosso segmento de soluções de carboidratos e investindo em nosso futuro, capacitando novas plataformas de tecnologia de alimentos para atender às preferências dos consumidores em evolução e às necessidades de segurança alimentar de longo prazo", acrescentou. A companhia disse que seu conselho aumentou o dividendo trimestral em 12,5%, de US$ 0,40 por ação para US$ 0,45 por ação. O novo pagamento, igual a US$ 1,80 por ano, representa um rendimento anual de cerca de 2,1% com base no preço de fechamento de ontem (25) de US$ 85,57, acima dos 1,87%. A gigante do agronegócio de Chicago disse que o aumento do dividendo deve ser pago em 2 de março aos acionistas registrados em 9 de fevereiro. A receita da Divisão de Serviços Agrícolas e Oleaginosas, que abrange compra, transporte e armazenagem de produtos agrícolas, assim como processamento de soja e outras oleaginosas, aumentou 16,3% no quarto trimestre ante igual período de 2021, para US$ 21,032 bilhões. No segmento de soluções de carboidratos, que inclui amidos e adoçantes e etanol, a receita foi de US$ 3,263 bilhões, alta de 1,94% na comparação anual. A receita no segmento de nutrição cresceu 7,33%, para US$ 1,845 bilhão.