São Paulo, 18 - A fabricante suíça de chocolates Barry Callebaut, maior processadora de cacau do mundo, informou nesta quarta-feira que sua receita somou 2,110 bilhões de francos suíços (aproximadamente US$ 2,31 bilhões) nos três meses primeiros meses do ano fiscal 2022/23, até 30 de novembro de 2022. O resultado é 3,8% maior do que os 2,032 bilhões de francos suíços reportados em igual período do ano fiscal anterior. O volume de vendas, no entanto, caiu 5,1% no período, para 578.694 toneladas. O negócio de chocolate registrou queda de 5,8%, para 116.341 toneladas com receita de 476,2 milhões de francos suíços (+4,2%). Em comunicado, a empresa avaliou que a queda nas vendas se deu principalmente por causa dos efeitos residuais de um ramp-up (aumento) da produção e de uma paralisação no fim de junho e no início de agosto em sua fábrica de chocolate em Wieze, na Bélgica, causada por um lote positivo para salmonela. "Esperamos um ano com melhorias nos próximos trimestres, já que a fábrica de Wieze está totalmente de volta e os produtos gourmet estão mais amplamente disponíveis" disse o CEO da Barry Callebaut Group, Peter Boone. Na região compreendida entre Europa, Oriente Médio e África, o volume das vendas caiu 8,5%, para 261.902 de toneladas. Nas Américas, as vendas foram 2,4% menores na comparação entre os anos fiscais, para 160.908 toneladas. Na região Ásia-Pacífico, as vendas totalizaram 39.500 toneladas, leve alta de 0,1%. A empresa também estipulou uma nova orientação de médio prazo de três anos para 2023/24 a 2025/26 com um crescimento de volume médio esperado de 4% a 6% e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) com aumento de 8% a 10% em moedas locais, bem como melhorias adicionais no retorno sobre o capital investido.