03/08/2021 às 21h00min - Atualizada em 03/08/2021 às 21h00min

Lançado nesta terça-feira, Fiat 500 elétrico custará R$ 240 mil

(Texto foi alterado para corrigir informação sobre a participação das vendas de carros híbridos e elétricos no mercado brasileiro, hoje, que é de 1,4% e não de 0,5%).

A versão elétrica do supercompacto Fiat 500 foi lançada na tarde desta terça-feira no mercado brasileiro pelo preço de R$ 239,99 mil. Trata-se do primeiro carro 100% elétrico vendido no país pela Stellantis, a nova montadora que uniu as marcas Fiat, Chrysler, Peugeot e Citroën.

O modelo, que será importado da Itália, era um dos mais aguardados no Brasil. Criado em 1957, o chamado “Cinquecento” passou por diversas gerações, mas sempre manteve um design “vintage”.

O fabricante garante autonomia mínima de 320 quilômetros com uma carga de bateria. Mas, segundo os engenheiros da companhia, é possível chegar a 460 quilômetros, dependendo da forma de dirigir.

O veículo poderá ser carregado em tomadas. Mas a Stellantis oferece também o chamado “wallbox”, equipamento de recarga rápida que permite carga completa em quatro horas. A empresa também espalhará estações de recarga em supermercados e estacionamentos em dez Estados.

Por ser um carro silencioso, a montadora colocou no Fiat 500 um sinal sonoro para alertar pedestres e ciclistas da aproximação do veículo na rua.

Segundo o responsável pela marca Fiat para a América Latina, Herlander Zola, a participação das vendas de carros híbridos e elétricos no mercado brasileiro pode aumentar dos 1,4% (dado da Anfavea), hoje, para 11%, em 2030.

A expectativa é vender 120 unidades do novo veículo neste ano, que terá a pré-venda aberta nesta terça-feira à noite. Com o pagamento de um sinal, via cartão de crédito, o consumidor poderá reservar uma das unidades do carro de R$ 239,99 mil.

Os concorrentes diretos do Fiat 500 elétrico são o Zoe, da Renault, e o Chevrolet Bolt, também importados e vendidos no país há mais de dois anos.

Para Zola, o fato de o “Cinquecento” ser conhecido do brasileiro antes de ter uma versão elétrica é uma vantagem para a Fiat. A marca aguarda o resultado das vendas para decidir se lançará mais modelos 100% elétricos no Brasil.

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