Estão abertas até a próxima sexta (2) as inscrições para seleção de candidatos para 12 postos de adido agrícola junto às representações diplomáticas do Brasil no exterior. A seleção dos candidatos é de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O adido agrícola é o servidor de cargo efetivo ou empregado público designado para exercer missão permanente de assessoramento em assuntos agrícolas, sendo responsável pela identificação de oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro.
Os postos são para os seguintes destinos: Pretória (na África do Sul), Berlim (Alemanha), Riad (Arábia Saudita), Pequim (China), Seul (Coreia do Sul), Nova Délhi (Índia), Jacarta (Indonésia), Bangcoc (Tailândia), Hanói (Vietnã), Tóquio (Japão), Buenos Aires (Argentina), e Cidade do México (México).
Os interessados precisam apresentar pré-requisitos como: ser servidores do quadro de pessoal efetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e estar em exercício no Mapa ou em uma de suas entidades vinculadas. Também deve ter, no mínimo, quatro anos de exercício no Ministério ou em entidade vinculada ao órgão, nos últimos dez anos.
Além disso, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado e ser servidor público federal ou empregado do quadro permanente de empresa pública federal ou de sociedade de economia mista há no mínimo dez anos. Outros requisitos são: atestar proficiência em idioma estrangeiro, conforme o edital, e diploma de nível superior completo, no grau de bacharel ou equivalente, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC.
Mais informações poderão ser obtidas no site da Enagro.
Melissa Cerozzi (com informações do MAPA)